sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Video game que nos Evolui

Há mais de uma década os games fazem parte da minha vida. Comecei a jogar no Atari, passando por MasterSystem, Nes (joguei pouco nesse console), MegaDrive,Snes (joguei muuuito),SegaCD,3DO,Saturn,Playstation(meu 1º aparelho, os outros eram de parentes,amigos e locadoras),N64,Dreamcast,Playstation 2(meu 2º e atual aparelho).Joguei games dos mais simples e ridículos aos mais incríveis e marcantes.Os games no inicio não tinham os mesmos recursos que encontramos hoje(principalmente na imagem)mais divertiam muito.Não que os games da geração atual não divirtam,mas era bem mais empolgante antigamente(escreverei uma matéria mais detalhada sobre esse tema um outro dia).Mas apesar da maioria dos games serem focados ao entretenimento,estes jogos possuem inúmeras qualidades.

Há tempos se fala que videogame não e mais coisa de criança. O setor vem ganhando força ano após ano. Milhões de dólares são investidos no desenvolvimento de novos aparelhos e jogos (um mercado mais lucrativo do que os filmes americanos). Aparelhos que vão desde portáteis multifuncionais a consoles que reproduzem DVDs e tem vários apetrechos de entretenimento utilizados nos jogos (controle remoto, tapete, guitarra, tambor, etc.). E jogos que pareçam simples por seus gráficos e personagens bonitinhos e musicas que não saem da nossa cabeça há grandes produções (com mais de 100 pessoas na equipe de desenvolvimento) de alto orçamento com musicas orquestradas e gráficos (imagens dos jogos)...

...que são de encher os olhos e nós fazem duvidar de onde será o limite dos aparelhos.

Acredito que o uso de games quando bem dosados, estimula o desenvolvimento intelectual das pessoas, pois além de contribuir com a coordenação motora e reflexos os game fazem com que seus usuários desenvolvam o raciocínio e criatividade. Alguns jogos com caráter matemático e estratégico auxiliam no desenvolvimento de raciocínio para tomar decisões em situações repentinas. Também auxiliam no desenvolvimento de análises ("PENSE ANTES DE AGIR").

Já foi comprovado em pesquisas que crianças e jovens que tiveram contato com aparelhos eletrônicos (videogame, jogos portáteis, celulares, computadores) tendem a interpretar, assimilar e desenvolver melhor trabalhos que envolvem novas tecnologias.

Por isso acredito que os games contribuem para:


- melhorar o raciocínio lógico
- auxiliam na tomada de decisões rápidas
- melhora a criatividade e a concentração
- melhoram na aprendizagem de línguas e culturas estrangeiras

Além que alguns desses games podem contribuir especificamente com:

- raciocínio abstrato,
- abstração musical,
- raciocínio tático,
- raciocínio estratégico.

Alguns jogos que se enquadram nesses requisitos:

JOGOS DE AVENTURA (OKAMI,SUPER MARIO,SONIC,PITFALL)

JOGOS DE CORRIDA (GRAN TURISMO,NEED FOR SPEED,BURNOUT)

JOGOS DE AÇÃO (CONTRA,PRINCE OF PERSIA,GEAR OF WAR,GOD OF WAR)

JOGOS DE TIRO (KILLZONE,CALL OF DUTY,FEAR,URBAN CHAOS)

JOGOS DE LUTA (STREET FIGHTER II,MORTAL KOMBAT,THE KING OF FIGHTERS,TEKKEN)

JOGOS DE ESTRATEGIA (AGE OF EMPIRE,WARCRAFT,STARCRAFT)

JOGOS DE RPG (FINAL FANTASY,ZELDA,FABLE,VALKYRIE PROFILE,VAGRANT HISTORY)

JOGOS DE MÚSICA (GUITAR HERO,DANCE DANCE REVOLUTION,PARAPPA THE RAPPER)

Os games não vão substituir a mesma sensação de estar com seus amigos ou namorada e de praticar uma atividade física que se possa ter na escola ou com os colegas (futebol, vôlei, basquete, etc.). Mais podemos nos divertir e aprender muito com eles.

Por experiência própria, acredito que quem joga videogames 'geralmente' é mais esperto do que quem não joga.

Não quero dizer que os jogos transformam uma pessoa num gênio, mas penso que melhora as habilidades que tem.

REFLEXÃO:"Quem não conhece o mal não pode se dizer de coração puro, pois não sabe se seria capaz de resistir a sua força... Para ter o coração puro é preciso que se encontre o equilibrio entre as forças em seu interior..." - Autor desconhecido.

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do texto.
Só não gostei de ter esquecido jogos de tiros, mas corrigiu depois :P
Sempre joguei videogame e concordo com tudo que vc falou.

HOVO disse...

Grande tema !! Os jogos realmente estão se modificando e melhorando, deixando de ser apenas entreterimento e passando para a parte lúdica, permitindo as pessoas aprenderem brincando.Devo lembra o WII, novo console da Nintendo que consegue atrai mais jogadores pois sai da base console com botão e permite um jogo com atividade física, doutrinando o reflexo corporal com jogos que simulam a Esgrima por exemplo. Além de tudo, exercício mental estimula a capacidade que se está utilizando, por isso, meus filhos vão jogar vídeo-game !!

Anônimo disse...

Muito bom gostei do texto, eu concordo com o artigo mais creio que se uma pessoa que não jogue ou não goste de games não vai concodar. Parabéns muito bom.

Anônimo disse...

Po achei o texto muito bom mesmo , estão de parabéns, acho que jogar video game faz tanto bem para para o ego de uma pessoa quanto estimula o exercicio mental !!!!
valeu !!!!

Rodrigo Pinheiro disse...

Show de bola o blog, hein galera!
Só uma coisa: coloquem o autor dos posts, assim é mais fácil de saber com quem estamos discutinfdo, heheh!
Abraços!

Diego Koala disse...

Finalmente consegui ler o post. Não tem jeito, tenho que concordar com tudo. Resumindo, tudo em excesso faz mal. Mas é possível fazer bom proveito de todas as situações da vida.
Os jogos têm seu lugar bem definido na sociedade, e atualmente cada vez mais expressivo. Novas tecnologias. Estudos científicos cada vez mais relevantes. Eu sou fã!
Nada melhor do que falar sobre assuntos que temos total intimidade neh! hiuahuahua
Falow kra, continua escrevendo aí!

Marcello disse...

Finalmente consegui ler o post. [2]
Então, como você bem sabe e algumas pessoas aqui também já passei pela maioria das plataformas de videogames (embora não tenha ultrapassado a barreiras dos 32 bits T_T~... AINDA o/). Concordo plenamente sobre o potencial de desenvolvimento intelectual e cognitivo q o jogos proporcional quando desfrutados com o equilíbrio. Muito embora, eu discorde que quem não joga video-game geralmente tem esse lado mais desenvolvido que as demais, já q existem muitíssimas outras atividades estimulantes. O próprio exercício físico auxilia o desenvolvimento mental em determinados aspectos. Há jogos como xadrez, rpg de mesa, leitura e mil outras coisas que nós gostamos que tem um papel muito importante nisso.
Mas voltando aos games, EU QUERO UM PS2(3)!!! u_Ú/
Grande tema!! [2]