sábado, 22 de setembro de 2007

A chama da vela está acesa ou é o pavio que está apagado?

Às vezes me pergunto pra que serve a ciência. Pra que desenvolver a tecnologia?
Fico pensando se os nossos antepassados viviam mais felizes que nós. Concordo que a tecnologia nos trouxe várias facilidades. Mas as dificuldades vieram a bordo desse mesmo barco. Quem não concorda com isso?

A minha questão se baseia no saldo desses dois pólos: facilidade/dificuldade. Algumas filosofias antigas (modernas) dizem que no universo tudo é dual; tudo tem seu gêmeo oposto, do outro lado da linha. O que nos cabe é perceber a que ponto do centro da linha vemos cada conceito. Concordo com isso; é a balança da vida.

Eu sou a favor da pesquisa, experiência, estudo dos fatos que nos cercam. Mas daí a deixar todo o resto para se focar somente nesse aspecto da existência parece algo incompleto.
Será que há um Deus? Algum ser superior criador de tudo o que vemos? Não entrarei no mérito dessa questão; não tenho muita paciência para discutir esse assunto e, com certeza, não tenho conhecimento espiritual/filosófico/experimental para formular uma resposta inteligente. Do mesmo modo que ocorre com a ciência física, acontece com a ciência “espiritual”. Um Deus nos traz facilidades e dificuldades. De novo, pomos esses conceitos na linha e verificamos sua distância ao centro.





Dito isso, o que eu me pergunto, finalmente, é: Até que ponto devemos pensar nesses assuntos? Quanto de entendimento do Universo e quanto de entendimento sobre um “Deus” devemos ter?
Pra mim tudo seria mais fácil se parássemos agora. Pra que saber se a matéria é indivisível? Pra que saber se existe vida após a morte?

Eu já estou feliz com o que eu posso fazer. Posso fazer o que eu quiser. Claro, há limitações. Mas já não é o suficiente o que eu posso fazer com a tecnologia e com a espiritualidade que eu tenho?
Aqui vale a pena pôr mais um conceito de filosofias modernas (antigas). Todas as coisas estão interligadas; tudo causa um efeito. No espiritual, é o karma. Na física, a ação e reação. Faça o que quiser agora. Espere acontecer com você amanhã.

Sou a favor de vivermos a vida de maneira mais simples. Funcionava antes de nós, de outro modo não estaríamos aqui.
No fim das contas, uma pergunta tem resposta: “Ninguém se importa”.

“Não me siga, posso estar perdido”. Frase de caminhoneiro...

7 comentários:

aerial disse...

aqui é o guilherme armadillo coutinho, para os poucos que se lembram...

bem, como pessoa sempre vidrada em tecnologia e sem apego religioso algum, sou completamente a favor da evolução.

lembro um pouco de uns episódios de star trek onde encontram comunidades com nt 0 (nível tecnicológico 0) ou que já foram muito avançadas e decidiram "voltar as origens".

mas, pra que viver por viver? (será que dá pra entender isso??) passar a tarde com seu filho na praia é ótimo, mas ... sei lá... já se imaginaram fazendo isso todo o dia e sempre? por mais que seja bom, perfeito até, somos todos passíveis de ficar entediados. com crescimento do nt, ficamos com mais opções abertas, resta somente a você saber onde se enquadrar no sistema... nessa e talvez na outra vida, existirão sempre os "trade-offs" ou seja, não se mode ter ambos em nível máximo ao mesmo tempo, deve-se escolher.... dedicar o tempo a familia e aos amigos e ótimo, mas e aqueles que sonham com algo mais? e que por acaso são sempre os líderes da sociedade... como ficam as pessoas que querem imprimir seu nome na história se neste mundo os capitulos se repetem indefinidamente, sem qualquer variação??

temos um globo muito mal povoado... e é bem capaz de ser sempre assim... quer ser como um dos antigos? chega lá no centro do brasil e recria "A Vila". pronto. mas aí, alguém um dia vai conseguir ver além. e por mais possuidora de defeitos que seja nossa sociedade, ela sempre será mais atrativa para a maioria das pessoas...

como comentram no "do contra", há sempre alguém de opinião divergente... graças por isso... senão seriamos todos habitantes de cavernas ou um mundo cheio de alemães de bigodinho esquisito.

[]s

HOVO disse...

Até que enfim um post complicado de se falar, ESSE é o espírito Koala !! ! Tenho minha visão de que nunca chegaremos a entender a complexidade de Deus, ou mesmo provar a sua existência. E se conseguirmos, vai ser pior, porque vamos querer tomar o lugar dele. Daí prefiro viver sem ter de contar com ele, e isso leva a evolução natural, intrínseca ao Homo Sapiens. Digo isso em relação à capacidade mental do homem, pois se tudo iniciasse de novo, os Homo Sapiens chegariam ao NT atual de qualquer maneira. Mas quanto ao Aerial digo que nos tempos medievais a necessidade de novidades era pouca, então ficar na praia o dia todo não era tão entediante assim. Sim, vai ocorrer a evolução tecnológica, mas o que não se pode é colocar essa evolução a favor do poder, mas sim a favor da sociedade. A idéia de Deus possui um fator de controle social e isso é necessário enquanto o egoísmo humano reger nossa sobrevivência.

Marcello disse...

eu acredito na evolução do homem como individuo. o que levará, por sinergia, a evolução da sociedade como um todo. até que ponto a tecnologia se faz necessária? até que ponto a filosofia e religião se fazem necessárias? oq cada indivíduo pode tirar de proveito de cada conhecimento que dispomos para o seu crescimento? alias, para que precisamos crescer e evoluir? eu não sei. mas sei q isso é natural. mesmo que não queiramos, mesmo expostos as causas e efeitos (ou karma e dharma) da vida, evoluimos. Talvez só possamos escolher se isso vai ser algo tranquilo ou doloroso.

São muitas as perguntas sem respostas. e muitas perguntas com resposta q nos levam a novas perguntas. Isso trás desanimo, já que natureza humana é ávida por respostas e esclarecimento que parece que nunca vai chegar a um fim. Talvez, acredito eu, que o pior erro do ser humano é tentar entender o mundo a seu redor quando ele mesmo não entende a si própria. Não, não entende. O ser humano é um labirinto psiquíco, habitado por sombras e arquétipos, e mais tantas coisas que não podemos imaginar conscientemente. Existe pessoas que devotam toda sua vida a este trabalho de alto conhecimento. Outras fazem isso naturalmente no seu dia-a-dia, quase sempre que desligadas.
E uma coisa que o Koala fala que eu acho fundamental: a balança.

Diego Koala disse...

"Dead eyes see no futureee!!!" - Arch Enemy
Com certeza é isso! Vc tem q viver pra ver um futuro. A maneira que você vive não importa.

O importante é viver uma vida simples, no meio do nada, numa "Vila" de nt 0? Vai lá e viva!

Curiosidade é característica inata do homem. E da curiosidade vem a evolução. Não se pode negar isso. Por isso eu vejo uma avanço tecnológico como uma necessidade humana, e não com uma meta. Eu concordo com a tecnologia, estou estudando pra ser engenheiro!

O que eu não concordo nas religiões são as conjecturas q elas propõem, como por exemplo vida após a morte, castigo divino, salvação. Não se pode ter certeza de nada disso, entaun pq ficar se preocupando. Se estamos vivos agora, vamos viver o melhor possível agora. Volta a frisar o principio de ação e reação.

Vamos discutir mais!

Alice disse...

Questionar... ou não questionar???
Eis a questão...

Se por um lado é cômodo viver a mercê dos acontecimentos da vida e encontrar resposta em algum ponto de vista religioso, por outro percebemos o quanto estar omisso nessa busca dói.
Dentre as muitas crises que já tive, creio que vocês também, a refletir sobre esse assunto, posso "tentar" concluir que, quer seja dentro de algum grupo religioso ou não, a insatisfação vai estar presente.
Porém, já percebi que de nada adianta, pois não terei a resposta... e concordo quando você fala que se o conhecemos iríamos querer ser ele.
O que me resta é tentar compreender o ponto de vista Evolucionista e o neo-criacionista e partir disso...jogar tudo no liquidificador e ver no que vai dar..
Acho que não é função de ninguém impor o que é certo ou errado.
Aconselho a eterna busca pessoal.
Alí, nas várias madrugadas acordados..em algum momento vc vai sentir paz..
resposta não..
mas paz..com certeza.!

Alice disse...

Ah..obrigada pelas palavras lá no blog..

:)
bjo.

Anônimo disse...

ergdr