sábado, 6 de outubro de 2007

Celebridades na Política : Você é favor ou contra

Leitura (http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL145650-5601,00.html)


Navegando pela internet assustei-me com a novidade da candidatura da cantora Gretchen para a Prefeitura de Itamaracá (PE). Não sei se ria ou chorava, fiquei no boquiaberto mesmo. Parei para analisar de como estou confuso frente à política brasileira. Que política sempre esteve unida com “sujeira” isso não é regra, mas também é sabido desde tempos imemoriáveis e em todos os lugares do mundo. Onde houve poder, houve corrupção.


Mas percebi como já tinha me esquecido que Clodovil e Frank Aguiar haviam sido eleitos, não comento sobre seu trabalho atual, mas de como foram parar lá. Como?

Como nós votamos em celebridades que não tiveram sobre seu capítulo no estrelato nenhum comentário relevante sobre política, ou sobre feitos para a sociedade.

Foram famosos em seus ofícios na mídia, mas nunca estiveram num movimento político ou aproveitaram seu poder de comunicação para ligar seu público com as necessidades sociais, fora Criança Esperança e similares. Se fizeram, me desculpe, mas nunca ouvi soube na TV mesmo na Internet. Ou seja, estamos votando nessas celebridades por falta de crédito com os políticos atuais, como forma de protesto social, ou realmente acreditamos que cantores tenham vontade e capacidade de governo. Sim, porque a vontade pode ser uma mentira, através de um personagem que a celebridade admite para o público, mas e a capacidade. Mas gerir um governo, controlar finanças públicas, perceber o que é realmente importante para a população e para o país e ainda ter pulso e sabedoria para levar isso à frente não é algo tão simples assim.


O mais interessante é como você pode estar pensando mal das pessoas que votarão na Rita Cadillac ou no Serginho Malandro, mas como eu me surpreendi com a minha reação sobre a futura candidatura do iatista Lars Grael, como vice da prefeitura de São Paulo. Percebi que ele tinha, para mim, a imagem de um batalhador, uma pessoa obstinada, justa, triunfante, esperto, preocupado com os direitos dos deficientes ... mas isso não significa que ele tenha capacidade de controlar um Estado, e pior, saber brigar com a União pelas necessidades de sua população. Percebi que eu mesmo estava no meio do pessoal que incentivado a votar numa celebridade sem ao menos saber se ele sabe trabalhar naquilo. Se bem que temos o exemplo do “Exterminador do Futuro” que fez no estado dele uma política ambiental quase igual ao protocolo de Kyoto, contrariando a decisão federal do presidente Bush de não assinar o protocolo para o país.

Também fui procurar e soube que pelas novas regras eleitorais, você não pode ter outdoors, camisetas, ou fazer showmício ou boca-de-urna. Daí os líderes do partido estão procurando mais os famosos pra garantir votos pro partido.

Bem, agora que já apresentei os fatos, vou resumir a minha opinião.

Sou a favor da entrada de celebridades sim. Agora veja, sem essa entrada de famosos, como ocorre o jogo. Um grupo de políticos com esquema montado, todas as alianças de partido, legendas para candidatos novos são previamente organizadas para que só tenha apoio para entrada no Poder, quem já estiver ligado a algum poder lá dentro. Então a revolução política é difícil, pois para entrar é muito difícil sem apoio, e com apoio tem de se aceitar os termos previamente estabelecidos pelos atuais “coronéis”.

Então, essa entrada de celebridades cria uma mudança brusca, uma insegurança, pois pequenos partidos com uma celebridade forte poder virar a mesa antes mesmo que se organize uma cultura na celebridade de aceitação aos meios internos dos partidos. Também a imagem que nos temos dos artistas são de pessoas metidas a auto-suficientes, o que significa uma inscontância de seus atos de fidelidade ao partido, o que fará com que tenham sempre uma preocupação do tipo “O que aquele cara vai fazer agora?”.

Além disso os artistas estão sempre metidos em fofocas, mas poucos são os casos em que se fala de estarem fazendo algo de ilícito, pois isso prejudica a imagem e imagem para os Narcisistas é tudo, o que o distanciará um pouco de sujeiras políticas. Então, fico preocupado com idiotas segurando um grande poder, mas isso vai desestabilizar o monopólio de poder, o que, na minha visão vai permitir alguma mudança ou destruição disso tudo.

Espero que seja melhor, ou pra melhor.

4 comentários:

Diego Koala disse...

Aí, não entendi muito bem o seu texto. Entendi a idéia geral, mas de qualquer maneira gostaria de pedir pra você revisar o texto. Se for possível, é claro. Desse modo, vou esperar pra fazer um comentário mais construtivo. Mas já adianto que política é uma merda mesmo. Não sou a favor de celebridades no poder não, mas entendi o seu ponto de vista, "o fim justifica os meios".
Falou!

Ayala, Eberth disse...

Sabe aqueles dias em que você lê o título, não lê o texto mas sabe exatamente o que comentar?
Sou totalmente a favor, todos podem e devem se candidatar a um cargo público desde que os mesmos se sintam aptos a isso!
Agora, a sociedade deve saber utilizar o seu voto de forma séria e inteligênte...
se guiar por "amizade" ou pelo simples fato de que este ou aquele vai fazer melhor pela nação do seu país simplesmente porque você tem "simpatia" por ele é o mesmo que jogar o seu voto no lixo!

Infelizmente é por essa e por outra que muitos sofrem, por não saber em quem votar, muita das vezes por falta de informação!

Anônimo disse...

Por isso q a cada dia q passa eu tenho mais nojo de ser brasileiro !!!!
Valeu !!!!

Alice disse...

Acredito ser de extrema importância o cidadão buscar interagir com a política, afinal de contas,como já dizia Brecht, o pior analfabeto é o analfabeto político.

http://www.consciencia.net/2004/mes/01/brecht-analfabeto.html

Em relação ao aumento de "famosos" em cargos eletivos, a única observação a ser feita é que os mesmos sejam seres "pensantes" e que não estejam se candidatando apenas por interesses pessoais. Eu sei que pode parecer utópico acreditar nesta possível "falta de interesses pessoais", mas a falta de participação de pessoas sérias é ainda mais alienante.

" Para que o mau triunfe, basta que os bons não façam nada". (E.Burke)