domingo, 9 de dezembro de 2007

Escrever coisas inúteis nem sempre é inútil

Só quero levantar uns raciocínios simples que tive, ou li em algum lugar, mas se li não me lembro.

Conversando com meu amigo Koala hoje, falei sobre o fato da lei da gravidade. O cara chega e escreve uma “lei” sobre as coisas que caem da altura em que estiverem para atingirem o solo. Falando dessa maneira, parece ser bem lógica, e para nós é tão normal que chega a ser sem-noção comentar isso.

Mas aí é que está. Primeiro de tudo a lei não era só isso, e o mais importante, se ela não tivesse sido “escrita” não teria sido estudada.

Percebam só, toda tese para que seja forte e consiga ser disseminada no mundo, precisa ser criada (lógico), mas precisa de uma antítese que a teste. Como uma chance de que ela esteja errada, uma dificuldade a ser vencida, uma questão mais difícil de explicar para assim, e somente assim, termos a síntese que é validada.

Esse é o processo de crescimento de conhecimento. Todo conhecimento para ser respeitado tem de ser contestado. Isso me remete ao texto anterior, sobre a função evolutiva dos do - contra .

Mas, se Issac Newton não tivesse se dado ao trabalho de criar um estudo sobre uma coisa simples, que é uma maçã cair do galho de macieira e chegar até o chão, não se teria chego à conclusão da sua lei da gravidade. Ou seja, às vezes precisamos de uma gama de informações simples que nos permitem ordenar o pensamento até compreender outras complexidades.

Porque quando ele chegou e falou dessa lei, certamente alguém veio e disse que ele era um burro e veio na brincadeira de jogar uma folha de papel ou outro material. Daí, Newton rebateu com a explicação do ar e a área da folha de papel, e todo mundo foi assistindo a discussão e tendo as suas próprias idéias. Esse é o ponto chave. Esse discutir de idéias foi responsável pela lapidação do conhecimento acerca de algo bastante simples.

E depois tem as pessoas que estudam essas leis e discutem. Toda discussão se observada por pessoas que tenham atenção é como uma grande luta.

Quem estiver atento à “luta” perceberá um monte de coisas que podem ou não ter nada a ver com o termo luta. Alguns vão perceber a musculatura se esticando, outros ficarão mais espantados com as expressões corporais de domínio da situação, outros enxergarão a luta como uma dança, e ainda vão ter os que irão comentar sobre os motivos da luta e o que isso gerará.

Ou seja, tem doido pra tudo! Cada um vai ver o que interessa para si e absorver informação para aumentar seus conhecimentos pessoais.

Como exatamente este texto e todos os outros que eu escrevi, em si, pode ser que não sirvam para muita coisa ou quase nada, mas são aquilo que preciso expor para depois ser questionado e questionar a mim mesmo. Vamos ver no que dá.

7 comentários:

Alice disse...

Tudo vale a pena..
nada se perde...
inútil eh quem não se atreve a expor seus pensamentos...

( Um abraço Sr. misterioso..rs)

Daysinhaa disse...

Obrigada por comentar no meu blog. ")

Realmente escrever coisas inúteis as vezes fazem algum sentido.
E mesmo que hoje essas coisas inúteis não sirva para nada um dia quem sabe, ela pode fazer a diferença...

bjus

Alice disse...

hehee

q volte a sua amada não..

a sua amiga..rsrs

bejoo!

Alice disse...

Nem eu percebi q estive uma semana longe do blog...mas sou assim...no início um vício depois...as coisas se vão...

Um belo natal p tí...
:)
c cuida.

Alice disse...

só passei rapidinho...
antes do ano-novo...rs

bejooooo

sim..
criança...
sem medo...de ser feliz...rsrssrs

Alice disse...

ah..mas há sempre coisas e pessoas inesquecíveis neh?

sempre...

Anônimo disse...

Aprendi muito