quinta-feira, 3 de julho de 2008

A arte de criar

Muitos acreditam que os grandes estudiosos possuem um momento próprio de inspiração, além de alguns amuletos, sais, incensos e demais elementos que possam expandir a mente sem o uso de drogas, ou não.

Bem, infelizmente muitos estão certos! Existem vários casos de músicos, pintores, desenhistas, artistas em geral que criavam maravilhas a base de muito álcool, talco para cheirar e duendes sorridentes. Cada um na sua. E longe de mim.

Quando se necessita criar algo, do nada, deve-se primeiro pesquisar.
Para se criar algo, pesquisar o tema, ler, reler, sentir ou seja, ativar primeiramente todos os sentidos humanos possíveis. É preciso respirar o foco da criação por um tempo, manter fluindo na mente os textos lidos e relidos. Daí vem a mágica. Deixe de lado.

Por mais incrível que pareça, a grande tacada é deixar de lado tudo isso que você gastou horas ou mais estudando. Por um tempo, não pense no tema, pense em outras coisas, distraia-se, viaje ou o melhor, durma.

A partir do momento que você desvia sua atenção para outras coisas, toda a informação retida anteriormente vai para o seu subconsciente. Todo o trabalho de raciocínio será feito pelo seu inconsciente, que conseguirá reorganizar a informação melhor do que se esta for estudada exaustivamente pelo consciente. Se for dormir, melhor ainda, o descanso audiovisual do consciente permitirá que toda a energia seja transmitida para o inconsciente que fluirá muito mais facilmente. Claro que ao acordar, será preciso um pouco mais de tempo para o resultado, mas veja só.

Após o inconsciente reorganizar seu tema, você precisa estimular o consciente, dar atenção à alguma coisa que não seja o tema. A sua mente por si só fará a interligação dos dois níveis de consciência e a solução irá nascer na sua mente.

Parece bom demais pra ser verdade. Mas é verdade. Para assuntos técnicos, ler, estudar observar e praticar; Mecânicos, dobrar os aparelhos, observar de vários ângulos, ver trabalhando; Artísticos, emocionar-se, claro que estudar as técnicas para a produção, mas a inspiração é a emoção.

É uma ótima dica, quando não tiver inspiração para uma coisa, primeiro a respire e depois a esqueça.

2 comentários:

Diego Koala disse...

Caro, vou ter que discordar de você. Para se criar algo DO NADA, não é necessário nada além de inspiração. Se está sendo criado do nada, quer dizer que não existia nada para se pesquisar, certo?
Fora isso, eu acredito que o efeito dos "estimulantes" (do tipo duendes verdes sorridentes e saltitantes) deve ter uma papel parecido com esse "deixar pra lá". Nesse caso, realmente a pessoa deve ter estudado antes, conhecer um pouco do assunto no qual está interessada. E o inconsciente que faça o resto.

Rodrigo Sava disse...

Prezado,

Realmente o lance de dormir com um problema é bastante válido quando se trata de encontrar a eureca necessária.

Em outros casos dormir com um problema significaria rolar de um lado pro outro sem pregar os olhos, mas no caso da sua crônica não.

É que nossa cabeça é uma grande boca, unida a um estômago conceitual deveras lento. Fica ruminando e ruminando, até liberar a vitamina que precisamos. ;)