sábado, 2 de agosto de 2008

Saiu no Jornal

Este post é mais informativo. Saiu no Jornal O Globo, mais precisamente no Globinho, uma matéria falando da censura das propagandas de Fast-Food. Ler aqui

Ao que parece, as crianças são o principal alvo dos anúncios, que são mais facilmente influenciadas. O Ministério da Saúde alega que por o consumo desses alimentos (Fast-Food) ricos em gorduras, sal e açúcar traz malefícios à saúde das crianças, isso as levaria a uma obesidade infantil ou facilitaria o aparecimento de distúrbios alimentares e mal à saúde.

Ou seja, o que antes era legal de se fazer, atividade normal de grupos de amigos, encontro de amigos, válvula de escape teen para o stress, agora faz mal a saúde e deve ser evitado.

Não posso deixar de ver essa associação com o cigarro, que antes era algo de alto nível, elite, sensual, saudável, sabe? Trazia toda uma aura de ser superior para quem o detinha nos dedos e depois se tornou vício cancerígeno destruidor de vidas, símbolo de intelectuais artísticos, mas ainda assim rejeitado em muitos cantos. Proibido em diversos locais públicos, só falta proibirem em todo espaço público como já existe em certo país oriental.

Toda essa trama já foi apresentada no filme Obrigado por Fumar, apresentando não apenas uma defesa do direito de fumar, mas uma limpeza da atitude míope de colocá-lo como vilão quando existem tantos outros também tão absurdos.

Isso no fim, me leva a questionar, o quanto é verdade as verdades de hoje? Quantas coisas existem hoje em dia, que nos marcam para a morte certa e sofrida e nem somos avisados?
Será que eu tenho em casa uma antiga máquina de tortura usada hoje em dia para aquecer alimentos? Será que tudo que me dizem é verdade, pelo menos até semana que vem?

Enquanto não somos informados das verdades e inverdades publicadas como certezas cunhadas em tábuas divinas, vamos achando graça dos nossos antecessores, rindo como eles eram bobinhos ao acreditar em cada invenção provada hoje pela história como mentira.

E depois serão nossos filhos rindo de nós.

4 comentários:

Anônimo disse...

its good to know about it? where did you get that information?

Alice disse...

olá..quanto tempo rapaz!!

já vi esse filme...

o show foi MARAVILHOSO!!!!!

Rodrigo Sava disse...

Gostei dos seus textos, rapaz!

Ando meio afastado do mundo dos blogs em razão da velha falta de tempo, mas este mundo continua efervescente. Na verdade, um universo, de onde brotam novos escritores com belas reflexões.

Sobre este seu post, quero repetir o que minha namorada disse hoje: "o mundo é esquizofrênico". Concordei prontamente, pois o que uma hora é, na outra não é mais.

Isso me faz lembrar do vinho. Primeiro, bebida escolhida pelo Cristianismo pelo simbolismo.

Depois, bebida nobre de analogias belas, como a de "envelheço como o vinho".

E, agora, bebida que um dia faz bem ao coração, outro dia faz mal, e blá blá, blá!

Abraço, HOVO.


PS: Este é seu nome mesmo? ;)

Alice disse...

hauhauhauhauaahua

ele tava calminho!! kkkkkkkkkkk


bju querido*