quinta-feira, 1 de maio de 2008

Animais geneticamente modificados

Foi só uma estranha sensação sobre a mudança, além de teorias da conspiração com essas modificações. Modificações genéticas com animais não é novidade, mas lendo esse artigo pensei no seguinte:
Para combater os mosquitos da dengue, a Malásia produz mosquitos geneticamente modificados, que ao gerarem ovos, suas larvas morrerão antes de virarem mais mosquitos.
Ler matéria

Perfeito. Mas fico pensando que, se nós conseguimos ver em nós humanos, modificações físicas e outras anomalias genéticas, e tudo isso pela simples probabilidade. (ou lei de murphy)

Se, sem intervenção científicas, ocorrem anomalias genéticas nos seres vivos, será que esses mosquitos ou outros animais (de difícil controle populacional) como este, não poderiam facilitar para variações cada vez maiores e inesperadas ?

Eu sei que é uma teoria catastrófica, mas existe uma probabilidade das variações genéticas saírem do controle humano, e "avaçarem" em evolução muito a frente do que avançamos em controle desses seres ou os vírus que eles carreguem.

E você, o que acha disso?

2 comentários:

Diego Koala disse...

Concordo com você sobre uma possível modificação inesperada nessa nova linhagem de animais. Acho que é bem possível; talvez seja disso que os ecologistas tratem no final da matéria.
Mas também acho que as mutações acontecem ao acaso. Tanto podem acontecer com animais "normais" quanto em "mutantes". Dependendo da modificação artificial, o "mutante" modificado pode também ser uma evolução benéfica, enquanto o mutante "normal" pode incorrer em tragédias como o aparecimento de uma nova linhagem de vírus, por exemplo, desconhecido do homem.
Fica a cargo dos cientistas pesquisarem e descobrirem se existe uma possibilidade de acontecer uma facilitação nas possíveis mudanças catastróficas.
E fica ao bel-prazer da natureza a opção de como e quem ela vai modificar.

Unknown disse...

Eu penso que se o homem tiver de fazer isto, ele vai fazer e ponto. Não se tem uma regra para o destino. Eu não acredito que o homem possa fazer o seu próprio destino, só o fato de ele pensar em querer fazer o seu destino já era parte do destino dele. Ele pode ao menos sempre tentar realizar uma solução para os problemas presentes, como este. Mas são apenas suposições de "e se". Se a humanidade tiver de acabar amanha por causa de um mosquito, é isso que irá acontecer, não importando qualquer atitude do homem.

Ah, no orkut há uma comunidade parecida com esse blog, aqui deixo o endereço para qualquer confluência de pensamentos:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=42390325

Um abraço e continuem esse trabalho maravilhoso de vocês.