sexta-feira, 9 de maio de 2008

Potenciais

"Onde não há potencial, não há movimento".

Acho que a introdução do potencial no estudo da natureza foi uma das sacadas mais interessantes dos cientistas. Não tenho certeza, porém acredito que exista o conceito de potencial em todas as áreas da ciência. Para citar apenas alguns, temos o potencial elétrico, energia potencial elástica, gravitacional. Esses potenciais são vistos perante a ótica de energia, que com certeza é interessantíssima.

Eu vi uma entrevista há pouco tempo. Foi apenas uma pequena parte, mas o homem falava sobre o conceito de potencial na física. Isso me fez pensar sobre o potencial aplicado ao cotidiano.

O potencial é uma forma de dizermos que aquele lugar ou objeto apresenta uma valor diferente daquele que estipulamos para o nosso “nível zero”. Dessa forma, o sistema possui uma certa quantidade disponível em relação a outro sistema. Podemos usar essa quantidade a nosso favor, fazendo o sistema alcançar o nível zero, ou temos que disponibilizar para o sistema uma quantidade para ele sair do nível zero. Dizer isso de maneira informal fica meio estranho mesmo...

Fisicamente, por exemplo, temos a energia potencial gravitacional(U). Suponhamos que você esteja no alto de um prédio com um objeto na mão. Digamos que o nosso “nível zero” seja a rua. Hoje conhecemos uma fórmula para quantificar U, que é U=mgh, onde m é a massa do objeto, g é a aceleração da gravidade(constante nesse caso) e h a altura do prédio em relação à rua. Pronto. O objeto possui um potencial. Se você soltar o objeto, esse potencial vai ser usado para levar o objeto até a rua. Nesse ponto, agora, ele tem potencial zero. Se você quiser levá-lo de volta até o alto do prédio, precisa gastar o potencial dos seus músculos subindo as escadas. Ou, se considerar um buraco abaixo da rua, pode soltar o objeto de novo que ele vai para o fundo do buraco. Modificamos aí nosso nível zero.

Fora da física, eu nunca tinha pensado no potencial. Mas vejo que o nosso movimento, as nossas ações são realizadas porque existe um potencial intrínseco no sistema. Explico: quando vamos trabalhar, apenas o fazemos porque queremos alcançar um determinado nível: ganhar dinheiro, por exemplo. Se esse nível tiver um valor menor que “estudar”, p. ex., iremos então estudar. O potencial do trabalho é usado para nos dar dinheiro nesse caso.

A diferença de potencial é o que nos faz querer sair do lugar, fazer alguma coisa. Quem tem um potencial artístico deve gastá-lo produzindo artes. O potencial nos diz que temos algo sobrando e que podemos usá-lo da melhor maneira que nos convier.

Sem um potencial, não fazemos nada. Acho que, nessa hora, estaremos mortos.

No momento, o meu potencial vai ser usado para ir fazer o jantar. O nível zero? Matar minha fome hehehehehe

2 comentários:

HOVO disse...

Confesso que me compliquei no meio do texto, mas o fim entendi (acho).
Todo o processo de fazer algo, tem um sentido final, a saída do meu estado natural até a finalização do que quero é a saída do nível zero até o ponto onde quero alcançar. Isso pode ser visto no estudo dos movimentos, sair da inércia (A)para se chegar até um ponto (B), o trabalho da saída é mais difícil que a manutenção da continuidade do movimento.

A trajetória é o que temos durante o dia. Acho que isso se simula muito com as curvas inerciais que vem tangendo a zero, mas que nunca chegarão ao ponto zero. Ou seja, a satisfação do ser humano é uma constante de proximidade não nunca um fim em si. Quando se chega a finalizar uma vontade, esta já está sendo substituída por outra vontade mais adiante, o prazer está na proximidade do zero. Eu acho. Claro que tem pessoas que estão tão próxima de seu "zero" feliz que não tem muito gasto de energia para continuar o processo de se chegar ao seu ponto final. Valew Koala !!!

Anônimo disse...

Excelente texto, me faz pensar um pouco...
Para algumas coisas meu gasto de energia é zero, já para outras se eu gastar muito não fica como eu quero (sinuca).

De qualquer forma o gasto de energia em vista do "Objetivo" é sempre variável ;)